Concluído desassoreamento da barragem Serra Branca

BarragemA captação de água bruta Serra Branca, inaugurada em 1998, com a ação do tempo ao longo de 16 anos, foi se assoreando e as enchentes que se abateram sobre o município de Mantena no final do ano passado, fez com que esse assoreamento se agravasse devido a grande quantidade de areia/barro que ficou retido formando pequenas ilhas na bacia de acumulação.

Ao longo deste ano, foram recuperadas as barragens de contenção e  iniciados os planejamentos estratégicos para o desassoreamento deste sistema. Foi preciso esvaziar a barragem para permitir que todo o barro/areia/lodo ali contido, secasse com a ação do tempo e então pudesse entrar maquinário ao longo de toda lagoa e atuar  sem perigo de atolamento. Uma ação programada que foi devidamente comunicada aos órgãos competentes, tais como: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Ambiental e Ministério Público.

Após transcorridos pouco mais e dois meses do início da operação, com total apoio da Prefeitura Municipal através do Prefeito Municipal Dr. Wanderson Elizeu Coelho, que não mediu esforços e enfatizando sua preocupação com esse bem essencial que é o abastecimento de água, colocou à nossa disposição, através do Secretário Municipal de Obras, Sr. Wagner Nicoline,   o maquinário (escavadeira hidráulica e caminhão caçamba PAC 2) para que em conjunto com outros caminhões caçamba de menor porte, e ainda com o auxílio da retro-escavadeira do SAAE, fosse possível iniciar em 15 de outubro as efetivas atividades de desassoreamento, com o maquinário.

Foram necessários uma semana de trabalho intenso (10 horas/dia) com maquinário pesado, segundo o servidor Agnaldo Alves da Silva, Resp. Redes e Ramais e coordenador incansável dos trabalhos dessa operação, pois, o barro em algumas partes, chegava a quase dois metros de altura. O material retirado, conforme planejado, foi depositado em terrenos de proprietários vizinhos da captação, que assim previamente o requereram para aterros e plantações diversas. Ressalte-se que esse trabalho teria que ser feito realmente no período e estiagem, para que á época das chuvas tudo já estivesse normal. No dia 24/10/2014 a barragem já estava cheia e novamente entrou em operação.

Paralelo ao trabalho de desassoreamento, uma equipe composta de três servidores executou com muito profissionalismo os trabalhos de alvenaria e pintura na barragem de contenção, vertedouro, barragem de elevação e escada. Estiveram nessa equipe os servidores : Ezildo Novais Muniz, Flavio da Silva Bragança e Manoel Jacinto Couto.

O operador da retroescavadeira, Jose Roberto de Miranda (Beto) disse que esse trabalho foi um dos maiores aprendizados em operação de máquinas pesadas que ele presenciou ininterruptamente.Um momento histórico a realização desse trabalho de desassoreamento que pela primeira vez em 16 anos foi desassoreada.

Agradecimentos especiais à todas as autoridades constituídas e em especial à toda população que mesmo diante daquele cenário de lagoa vazia ao longo de um período de estiagem e presenciando a midia noticiar todos os dias a escassez de recursos hídricos no cenário nacional  não se alarmou em momento algum, pois, confia na seriedade do trabalho do SAAE consolidado ao longo de 41 anos.

Mantena está em posição de privilégio, pois, na estiagem, o SAAE utilizou duas outras captações enquanto a Serra Branca estava em processo de desassoreamento. Isso é fruto de trabalho,  planejamento e ação visando garantir água em quantidade e qualidade à toda população.

O SAAE orienta á toda população para evitar o desperdício. Água é vida! Vamos usar com moderação esse bem é precioso!

“Nossa água, nosso orgulho!”

 

   
     

© 2014 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas - Todos Direitos Reservados.