› Dúvidas Frequentes

agua1) Como faço para fazer um Pedido de Ligação de água e/ou esgoto?

> Dirija-se ao escritório do SAAE, munido de Carteira de Identidade, CPF e Escritura do Imóvel ou Contrato de Compra e Venda. O atendente preencherá o Pedido de Ligação que devera ser assinado pelo usuário. O SAAE tem 10 dias de prazo para efetuar a ligação.

2) Como faço para alterar o nome na conta?

> Dirija-se ao escritório do SAAE, munido dos documentos pessoais: Carteira de Identidade, CPF e a Escritura do imóvel ou o Contrato de Compra e Venda, além de uma conta de água do imóvel.

3) Como faço para avisar sobre um vazamento?

> Ligue para o SAAE (33) 3241-1299 e passe o endereço para o atendente. Uma equipe do SAAE ira até o endereço e executará o serviço. Caso necessite, poderá ligar a cobrar.

4) Por que a água as vezes sai esbranquiçada?

> A pressão da água na rede, faz com que o oxigênio diminua, e a água saia na sua torneira na cor esbranquiçada. Faça o teste: coloque a água num copo e espere de 1 a 2 minutos. Você verificará que ela retornará à cor normal.

5) Por que a água as vezes sai turva/cor amarelada?

> Nesses casos podem ocorrer duas situações:

a) Em algumas tubulações mais antigas, a pressão da água pode acarretar uma coloração amarelada, isso ocorre devido à ação do tempo. Nesses casos, abra a torneira e deixe a água passar por algum tempo até que ela retorne a coloração normal. Ligue para o SAAE 3241-1299 e peça uma descarga na sua rede. O SAAE enviará uma equipe para solucionar o problema.

b) Por ocasião de algum reparo de vazamentos, pode ocorrer que um pouco de terra entre na tubulação recém consertada. Basta deixar a torneira aberta por um tempo e verificar se volta ao normal. Ligue para o SAAE e avise do ocorrido até mesmo para verificar se alguma equipe fez algum reparo perto da sua casa.

6) Como faço para saber se meu imóvel tem débito no SAAE?

> Entre no site do SAAE: www.saaemantena.mg.gov.br, vá no link SERVIÇOS e clique na opção “Agência Virtual”, e digite o código eletrônico que está na sua conta. Clique aqui pra ir direto ao link.

7) Como faço para solicitar a 2a via da minha conta?

> Entre no site do SAAE: www.saaemantena.mg.gov.br e ao lado direito do site clique em “2a Via de Conta”. Digite o código eletrônico da sua conta e imprima sua conta. Pague-a nos locais credenciados.

8) Como faço para acompanhar a leitura do meu hidrômetro?

> Basta ir até o hidrômetro (medidor também chamado de relógio da água) e anotar os números pretos e diminuir pelo consumo registrado em sua última conta de água. Em sua conta de água consta o consumo dos últimos seis meses para você acompanhar e também a data que é feita a leitura mensal.

9) Qual o horário de funcionamento do SAAE?

> O escritório do SAAE funciona de 07:30 às 11:30 e de 13:00 às 17:00 hs de segunda a sexta. A equipe de manutenção além de cumprir esse horário, também trabalha  aos sábados, sendo que aos domingos existe plantão. 

10)Quais os dias e os horários que tem plantão?

> Aos domingos e feriados, de 07:30 às 11:30 hs e  de 13:00 às 17:00 hs. Você poderá ligar para o 3241-1299 ou o 3241-3403 ou ir ir pessoalmente até o escritório do SAAE situado à Rua Antônio Coelho de Souza, nº 154 Centro em Mantena-MG.

11)Como faço para avisar de um vazamento, fora do horário de expediente do SAAE?

> Ligue para o 3241-1299 e se encontrar alguma dificuldade, ligue para o 3241-3403  (Estação de Tratamento de Água que funciona 24 horas por dia).

12)De onde vem a água que consumimos?

> Em Mantena, temos 03 Captações de Água, sendo: Captação de Água do Turvo, Captação de Água Serra Branca e Captação de Água do Córrego Frio.

13)Quais os produtos químicos utilizados no tratamento da água?

> Cal, flúor, cloro e sulfato de alumínio.

14)Minha casa ficará fechada por um certo período, posso pedir desligamento temporário?

> Sim, basta ir até o escritório do SAAE, levando uma conta de água e assinar o pedido de desligamento temporário, ciente do prazo legal em que deverá ficar desligada a água.

15) Como faço para identificar um vazamento?

> Verifique suas instalações hidráulicas e faça os testes necessários. Clique nesse link;

16) Minha conta foi com consumo alto, o que fazer?

> 1º- Assim que o leiturista do SAAE entregar a conta pra você, vá até o hidrômetro e confira a leitura;

> 2º- A leitura está correta? então imediatamente procure um profissional de sua confiança para fazer uma vistoria afim de detectar alguma anormalidade (vazamentos) na sua casa;

> 3º- Avise o SAAE sobre o resultado, pois, detectando vazamento, o usuário tem direito à uma média das últimas 6 contas emitidas, e ao invés de pagar a conta de alto consumo, pagará apenas uma conta com a média dos últimos 6 meses do seu consumo. Mas, fique alerta, pois, essa média poderá ser feita UMA ÚNICA VEZ, e se houver detectado vazamento. Cuide de suas instalações para evitar problemas futuros.

 

   
     

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