Após 24 horas de uma operação minuciosa com paralização programada no fornecimento de água para substituir a Calha Parshal (que recebe agua bruta para ser tratada), servidores do SAAE alcançaram êxito e os registros e comportas da ETA foram abertos às 07 horas de hoje, conforme anunciado no site oficial do SAAE e nos demais órgãos da imprensa.
A água nos bairros próximos chega mais imediatamente às torneiras.
Porém nas partes altas leva mais tempo, devido pouca pressão da rede. Por esse motivo pedimos a colaboração dos moradores das partes baixas para que façam consumo consciente para que a rede possa encher e ter pressão suficiente para chegar nas partes altas da cidade.
A substituição dessa calha se deu em virtude de que a calha existente foi colocada em 1973 (45 anos atrás) e devido à sobrecarga do sistema, tendo sido projetada para durar 20 anos e estar com 45, já não mais comportava a vazão, que no começo era 50 litros por segundo e atualmente em torno de quase 100 litros por segundo.
Com essa substituição, o objetivo maior é diminuir a pressão da água bruta que chega na ETA, principalmente em períodos chuvosos onde a turbidez é maior e a sobrecarga nos filtros é grande.
Foi necessário uma equipe de 08 servidores operacionais e uma equipe multidisciplinar para coordenação dos trabalhos.
Agradecemos a compreensão de todos durante o período dessa operação.
E parabenizamos aos servidores envolvidos que trabalharam ininterruptamente para garantir o sucesso da operação.
Atenciosamente,
Paulo Roberto Govea – Diretor do SAAE