Dúvidas Frequentes

1) Como faço para fazer um Pedido de Ligação de água e/ou esgoto?

Primeiramente é necessário que o titular do imóvel faça o requerimento no escritório. Documentos necessários: Escritura Pública, Contrato de Compra e Venda ou IPTU e documentos pessoais. Caso o pedido não seja realizado pelo titular, é necessário estar munido de Procuração Particular. Após o requerimento será entregue uma lista de materiais para serem comprados e entregues no escritório. É necessário que o requerente coloque no local Caixa Protetora (Padrão) e providencie Caixa de Esgoto, pois o SAAE liga água e esgoto ao mesmo tempo, porém orientamos realizar esses procedimentos apenas após a realização do requerimento. Qualquer dúvida, ligue ou mande mensagem para o número (33) 3241-1299.

 

2) Como faço para alterar o nome na conta?

É necessário a comprovação do vínculo do usuário ao imóvel. Pedido realizado presencialmente no escritório.

Proprietário do imóvel: Apresentar cópia da guia de IPTU, ou do Registro do Imóvel, ou do Contrato de Compra e Venda ou Escritura Pública, acompanhados dos respectivos originais, documento de identidade e conta de água.

Locatário: Apresentar Contrato de Locação e do documento de identidade, além da conta de água.

 

3) Como faço para avisar sobre um vazamento?

Ligue para o SAAE (33) 3241-1299 e passe o endereço para o atendente caso ocorra em horário de expediente, de segunda-feira a sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00. Caso ocorra em período noturno ou aos finais de semana, ligue para o Plantão (33) 3241-1346 ou (33) 99912-0705.

 

4) Por que a água as vezes sai esbranquiçada?

A pressão da água na rede faz com que o oxigênio diminua, e a água saia na sua torneira na cor esbranquiçada. Faça o teste: coloque a água num copo e espere de 2 a 4 minutos. Você verificará que ela retornará à cor normal.

 

5) Como faço para solicitar a 2ª via da minha conta?

Entre no site do SAAE: www.saaemantena.mg.gov.br e ao lado direito do site clique em “2ª Via de Conta”. Pague-a nos locais credenciados ou via PIX.

Se preferir baixe o aplicativo Mais Água, basta selecionar a cidade MANTENA e informar o número do ID ELETRÔNICO. Link para baixar o aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sistemagestcom.maisagua_v2

Também poderá ser solicitada via WhatsApp no horário de atendimento ((33) 3241-1299).

 

6) Como faço para acompanhar a leitura do meu hidrômetro?

Basta ir até o hidrômetro (também chamado de relógio de água), anotar os números pretos e diminuir pelo consumo registrado em sua última conta de água. Em sua fatura consta o consumo dos últimos seis meses para você acompanhar e também a data que é feita a leitura mensal.

 

7) Qual o horário de funcionamento do SAAE?

O escritório do SAAE funciona das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 de segunda-feira a sexta-feira. A equipe de manutenção, além de cumprir esse horário, também trabalha aos sábados, sendo que aos domingos há o plantão.

 

8) De onde vem a água que consumimos?

Na cidade de Mantena, temos 3 Captações de Água, sendo: Captação de Água do Turvo, Captação de Água da Serra Branca e Captação de Água do Córrego Frio.

Já nos distritos as captações advêm de Córregos, sendo esses: Em Ariranha é o Córrego da Cabiúna, em Limeira o Córrego da Onça, no Nazário o Córrego Boa Vista e em Santa Rita o Córrego Santa Rita.

 

9) Quais os produtos químicos utilizados no tratamento da água?

São utilizados os seguintes produtos químicos: Sulfato de Alumínio, que funciona como coagulante; Hipoclorito de Sódio, usado para desinfecção; Hidróxido de Cálcio, utilizado para equilibrar o PH da água; e Fluossilicato de Sódio, usado para prevenir e reduzir a incidência de cárie dentária.

 

10) Minha casa ficará fechada por um certo período, posso pedir desligamento temporário?

Sim, é necessário que o titular da conta compareça ao escritório para assinar o requerimento portando uma conta. Não pode haver débitos em aberto.

 

11) Como faço para identificar um vazamento?

Verifique suas instalações hidráulicas e faça os testes necessários. Clique nesse link;

 

12) Minha conta foi com consumo alto, o que fazer?

1º: Assim que o leiturista do SAAE entregar a conta, vá até o hidrômetro e confira a leitura;

2º: A leitura está correta? Então imediatamente procure um profissional de sua confiança para fazer uma vistoria, a fim de detectar alguma anormalidade (vazamentos) na sua casa;

3º: Avise o SAAE sobre o resultado, pois detectando vazamento, o usuário tem direito à uma média das últimas 6 contas emitidas, e ao invés de pagar a conta de alto consumo, pagará apenas uma conta com a média dos últimos 6 meses do seu consumo. Mas, fique alerta, pois, essa média poderá ser feita UMA ÚNICA VEZ NO ANO, e se houver detectado vazamento. Cuide de suas instalações para evitar problemas futuros.

 

13) Paguei a mesma conta duas vezes, o que fazer?

A duplicidade de pagamento de uma conta de água é constatada pelo Sistema, sendo o valor creditado na primeira conta, ou até na segunda conta, após a entrada do pagamento duplo. O próprio Sistema está programado para captar o pagamento duplo e AUTOMATICAMENTE creditar o valor na conta de água. Para o crédito na conta de água, não é necessário nenhum procedimento do usuário, o Sistema o fará, automaticamente.

 

14) Posso solicitar o parcelamento de débitos?

Sim, o usuário que esteja em débito com o SAAE pode fazer um acordo para parcelar o valor total da dívida. Para solicitar o parcelamento, o usuário deve procurar o atendimento com documentação do imóvel e pessoal, além das contas de água em débito, se tiver. Lembrando que somente o titular do imóvel pode fazer o parcelamento. E não é possível o reparcelamento dos débitos.

 

15) O que significa Cisab e Aris?

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais – CISAB é pessoa jurídica de direito público interno, do tipo de associação pública, composto por municípios que tem como objetivo prestar apoio aos serviços de saneamento básico. O SAAE de Mantena/MG se consorciou ao CISAB no ano de 2022.

Já a Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento Básico de Minas Gerais tem como foco principal de atuação a regulação das atividades econômicas, estabelecendo e implementando um conjunto de regras específicas para a instituição de tarifas e preços, a fim de maximizar o bem-estar social induzindo os prestadores a produzirem aquilo que é desejável, de forma a alcançar resultados ótimos no que concerne aos preços. A função de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento do SAAE Mantena/MG foram delegadas a Aris, conforme a Lei n. 1.955, de 2 dezembro 2021.

 

16) Como é a forma de cobrança das tarifas pelo SAAE de Mantena?

A partir do ano de 2023, a fatura do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário passou a ser composta por duas partes, a TBO (Tarifa Básica Operacional) + Parcela Variável. Não há mais a cobrança vinculada a um consumo mínimo de 15 m³.

17) Informações importantes sobre a Taxa de Manejo de Resíduo Sólidos (TMRS):

Dispõe o Decreto n. 095, de 31 de julho de 2023, que o SAAE é apenas entidade arrecadadora da TMRS e a gestão do manejo de resíduos sólidos é de reponsabilidade da Prefeitura Municipal, de modo que todas as dúvidas e/ou reclamações podem ser dirigidas a Prefeitura presencialmente ou pelos números (33) 3241-1741 e (33) 3241-3241.