Mantena ainda possui uma realidade diferente de muitos municípios do país, quando o assunto é reserva de água. Graças ao trabalho feito pelo SAAE, além de uma captação considerada a matriz (córrego Turvo), a instituição possui uma reserva (serra branca) e ainda uma terceira captação (córrego Frio) que em breve também receberá investimentos para construção de uma barragem, e isso tem sido o diferencial quando o assunto é preocupação com a preservação, captação e o fornecimento de água para a população. Mas a realidade em outras partes do país não é a mesma.
De todos os municípios brasileiros, mais da metade (55%) poderá ter problemas no abastecimento de água até 2015.
É o que mostra um estudo feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), que avaliou a oferta e o crescimento de demanda de água em todas as 5.565 cidades do País. Esses municípios representam mais de 70% do consumo de água. O Atlas Brasil, que foi divulgado oficialmente esta semana, conclui que o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.
Desse total, quase 70% (R$ 47,8 milhões) teriam de ser investidos na coleta e tratamento de esgotos, apenas para evitar ou resolver a poluição nas fontes de abastecimento de água, já que o dinheiro não seria suficiente para universalizar o acesso ao esgoto, o maior problema da área de saneamento.