A direção do SAAE segue informando à população mantenense sobre os riscos de faltar água tratada em função do elevado consumo dos últimos dias e a oferta de água sendo reduzida em função da alta turbidez dos mananciais.
O que acontece principalmente nestes períodos chuvosos é que o volume no tratamento de água diminui consideravelmente em função da alta turbidez.
Esta alta turbidez se dá pelas chuvas fortes atingindo principalmente as cabeceiras onde estão as barragens de coleta de água bruta para o tratamento.
Com o barro e a lama chegando juntamente com a água, toda vez que o índice de turbidez ultrapassa 1.000 UT, o sistema de tratamento é interrompido, o mesmo acontece quando esta turbidez segue elevada, neste caso existe uma diminuição considerável no volume tratado, são procedimentos adotados para não sujar os reservatórios e ao mesmo tempo não permitir que a qualidade da água seja alterada.
Desta forma, neste período a direção do SAAE pede a colaboração da população para não desperdiçar água, evitar lavar quintas, calçadas e até mesmo a rua, para que o fornecimento de água seja disponibilizado para todos.
Quem mais sofre neste período onde a oferta de água é menor do que o consumo elevado são as famílias que residem nas partes altas da cidade, pois sem água e pressão nas redes baixas, as bombas são desligadas para evitar danos.
Mantena tem enfrentado isso nos últimos dias, onde as últimas chuvas afetaram em cheio a cidade e existem muitos pontos onde o barro atingiu residências.
O consumo está bastante elevado, acima do que o tratamento de água consegue suprir, desta forma está sendo feito este apelo à população para que evite o desperdício e economize água, pois os reservatórios da cidade estão baixos e a água pode faltar.
Insistimos no apelo, evite lavar calçadas, quintas e até mesmo a rua em frente sua moradia, são períodos delicados onde se não houver a colaboração de todos o pior pode acontecer e muitas famílias ficarem sem a oferta de água tratada.