O SAAE de Mantena, autarquia responsável pelo tratamento e distribuição de água do município de Mantena, iniciou nesta segunda-feira dia 10 de agosto, uma intervenção necessária no sistema de tratamento de água, situado na ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade. A intervenção além de necessária é importante para se manter a qualidade e a eficiência no tratamento de água, que por sinal vem se mantendo desde a criação da autarquia em 1973, oferecendo um serviço em conformidade com os padrões de potabilidade, em quantidade e oferecendo saúde pública 24 horas, através do tratamento e distribuição da água que consumimos diariamente.
Além do trabalho que iniciou envolvendo uma grande equipe de operários e equipamentos, e várias etapas a serem cumpridas, a direção do SAAE pede a ajuda da população para que nos próximos dias colabore ECONOMIZANDO ÁGUA.
A intervenção que se inicia na ETA, atingira um dos dois filtros, sistema que como o próprio nome diz, é o responsável por filtrar a água antes de sua distribuição.
Passados quase 20 anos da última manutenção do gênero, o SAAE se programou para realizar esta operação esta semana, aproveitando a previsão do tempo que confirma dias de temperaturas mais amenas, evitando assim o consumo alto das famílias.
O investimento para a substituição de velas, areia e Pedras (seixos), que compõe o material filtrante, trará um custo para a autarquia da ordem aproximada de R$ 58 mil reais. A manutenção já iniciou, e pelos próximos 20 dias várias etapas serão realizadas para concluir com eficiência o que está sendo planejado, A operação que começa no 1º filtro, também será realizada no segundo filtro da Estação de Tratamento de Água.
Desta forma, a direção do SAAE pede à população mantenense no sentido de economizar água pois esta manutenção além de urgente é necessária nesse período de estiagem, antecipando a chegada de mais um período de chuvas onde é impossível realiza-la. E nesse período o tratamento será em forma de revezamento nos filtros e a vazão não pode haver sobrecarga.
———————————————————————————-
O investimento nessa substituição se compõem dos seguintes materiais filtrantes:
– Impermeabilizante cristalizante de alta penetração, utilizando-se de argamassa polimérica bi-componente de base acrílica para execução de impermeabilização e proteção completa dos filtros e preenchimento de pequenas trincas, falhas e fissuras, em 3 demãos cruzadas, incluindo fundo, paredes e calhas; (720 kg.)
– Carvão antracito T.E.N.0,90 a 1,00mm, CU < 1,7, de acordo com a Norma ABNT 14234, carvão livre >80,00%, teor de voláteis <14,00%. Tamanho efetivo de 0,9 a 1,0 mm. / coeficiente de uniformidade de 1,4 a 1,7. / Diâmetro do grão menor 0,71 mm (peneira da ABNT nº 25) / Diâmetro do grão maior: 2,83 mm (peneira da ABNT nº 7). Marca: Vermont. (18 m³)
– Crepinas especiais, injetadas em polipropileno (PP) virgem, de alta resistência estrutural, a prova de colapso, bi-componentes de alta vazão e alto desempenho de retrolavagem. Marca: Clarifil. (940 u)
– Areia filtrante T.E.N.0,45 a 0,55 mm, CU < 1,6, de acordo com a norma ABNT-EB 2097. Tamanho efetivo de 0,45 a 055 mm. / Coeficiente de uniformidade: 1,4 a 1,6 / Diâmetro do grão menor: 042 mm (peneira da ABNT nº 40) / Diâmetro do grão maior: 1,68 mm (peneira da ABNT nº 12). (11 m³)
– Seixo rolado, de acordo com a norma ABNT-EB 2097. Diâmetro de 2,38 a 3,36 mm. Marca Clarifil. (3 m³)
– Seixo rolado, de acordo com a norma ABNT-EB 2097. Diâmetro de 3,36 a 6,40 mm. Marca Clarifil. (3 m³)
– Seixo rolado, de acordo com a norma ABNT-EB 2097. Diâmetro de 6,40 a 12,70 mm. Marca Clarifil. (3 m³)
– Seixo rolado, de acordo com a norma ABNT-EB 2097. Diâmetro de 12,70 a 25,40 mm. Marca Clarifil. (3 m³)